11/03/2021

Conheça as etapas da Implantação do Implante Coclear

Generic placeholder image

Do diagnostico à reabilitação auditiva, o paciente passa por sete fases até a conclusão.

implante coclear é um dispositivo eletrônico importante para reabilitação auditiva de pessoas com surdez. Ele funciona transformando sons em estímulos elétricos que são enviados diretamente ao nervo auditivo, substituindo parcialmente as células danificadas da cóclea. 

Conheça com detalhes cada uma das sete etapas da reabilitação auditiva:

Diagnóstico: é realizado pelo otorrinolaringologista que encaminha o paciente ao implante coclear e solicita exames para avaliar a integridade da cóclea. O fonoaudiólogo realiza a avaliação da linguagem e da perda auditiva para a confirmação da adequação nos critérios para o procedimento do implante coclear. O psicólogo trabalha as expectativas do paciente e família e o serviço social auxilia nas condições sociais e familiares para o início do processo.

Avaliação: é feita através de exames clínicos, fonoaudiólogo e psicológicos realizados por equipe multidisciplinar para verificar se há indicação ao paciente do implante coclear.

Procedimento Cirúrgico: A cirurgia é realizada pelo otorrinolaringologista, que faz uma incisão atrás da orelha e insere o implante coclear sob a pele. Uma abertura é feira na cóclea para a inserção cuidadosa do implante coclear. O fonoaudiólogo verifica o funcionamento adequado do dispositivo antes de fechar a incisão e finalizar o procedimento operatório.

Recuperação: o processo de cicatrização leva em torno da 03 a 05 semana, até formar uma pequena cicatriz atrás da orelha, que fica coberta pelo cabelo. Nesse período o paciente desenvolve atividades normais (com poucas restrições), mas ainda sem a capacidade de ouvir sons.

Ativação do implante: em seguida ao processo de reabilitação do paciente, ele recebe o processador sonoro e a partir dessa etapa, começa a ouvir os primeiros sons. O fonoaudiólogo programa o processador sonoro através de um software dedicado a programação e criar o mapa sonoro.

Mapeamento: é a fase onde se determina os limites sonoros individuais dos eletrodos do implante coclear visando tornar a audição mais nítida e confortável possível ao paciente.  As ativações dos mapeadas são individualizadas, necessitando de um tempo para que o cérebro se acostume com os estímulos.

Reabilitação auditiva: São sessões de fonoterapia, programação e ajustes do processador sonoro. Essas alterações são recomendadas e inicialmente são agendadas com mais frequência e aos poucos vão ficando mais espaçadas de acordo com a otimização do programa.

 

Mais detalhes sobre o implante coclear, acesse o link abaixo e saiba mais sobre nosso Programa de Saúde Auditiva: https://abre.ai/programadesaoudeauditiva